Gestão do tempo no trabalho: como ser mais eficiente no seu negócio

 

Se você é um gestor, líder ou empresário, com certeza, sua vida é muito atribulada, não é mesmo? Com o mundo corporativo cada vez mais acelerado, a gestão do tempo no trabalho é uma ferramenta fundamental para ser mais eficiente no seu negócio.

 

Emails, reuniões, metas, prazos, viagens… Como conciliar tudo isso sem perder o foco? Parece enlouquecedor, mas a gestão do tempo é uma questão de planejamento das atividades.

 

Aplicar este conceito no dia a dia da sua empresa favorece a produtividade e a efetividade, o que reflete diretamente nos resultados e nos lucros do seu negócio.

 

Quer saber por onde começar a gestão do tempo para alcançar os resultados que você deseja? Com esse post, você vai aprender 5 passos para administrar o tempo a favor do seu objetivo de negócio.

Confira nossas dicas!

 

Boa leitura!

 

Por que é tão importante gerenciar o tempo no trabalho?

Com o mercado cada vez mais exigente em relação aos prazos de entrega, as empresas têm se preocupado bastante com a eficiência dos seus processos.  Mas o gerenciamento do tempo no ambiente corporativo vai muito além disso.

O gerenciamento de tempo é um verdadeiro aliado para criar uma cultura de excelência na corporação. Os colabores trabalham mais satisfeitos e isso vai refletir na própria satisfação dos clientes.

Com isso, a empresa otimiza recursos financeiros, potencializando o resultado geral dos negócios.

Portanto, essa é uma questão muito importante que deve ser aplicada em sua empresa conforme vamos explicar a seguir.

 

Saiba quais são os cinco passos da produtividade

Você está sempre ocupado, mas sente que poderia ser mais produtivo? Então, comece agora mesmo a definir prioridades, fazendo da gestão do tempo um diferencial para o sucesso do seu negócio.

 

Com apenas 5 passos, você já estará no caminho certo para alcançar mais resultados.

 

Veja quais são eles:

 

  • Primeiro passo: Planejamento

 

Mesmo com tantos recursos tecnológicos, ainda tem gente que não faz o básico para gerir o tempo com eficiência. E essa gestão começa com o planejamento, um check list das suas atividades.

 

Para isso, vale qualquer tipo de ferramenta útil para a gestão do tempo: planilhas, aplicativos, ferramentos de gestão de tempo, Google Calendar, enfim, faça uma pesquisa e escolha uma delas de acordo com os seus objetivos e tipo de negócio.

 

  • Segundo passo: defina prioridades

 

Depois do planejamento das atividades, você precisa priorizar as tarefas. Para definir prioridades, é fundamental separar o que é urgente, o que é importante, o que precisa ser feito agora por você mesmo, o que pode ser delegado e o que pode ser adiado.

 

Assim, você vai conseguir traçar uma rota a seguir de acordo com o senso de urgência e importância de cada atividade.

 

  • Terceiro passo: delegue tarefas

 

Aprender a delegar é um dos grandes segredos da gestão do tempo. Após o planejamento e a definição das prioridades, você precisa distribuir as tarefas no trabalho. Afinal, em uma empresa, ninguém trabalha sozinho.

 

Se você é um gestor, é importante saber escolher bem o seu time para confiar em sua equipe e conseguir delegar com a certeza de que tudo vai ser feito corretamente e no tempo certo. Treinar a equipe também para isso é uma dica valiosa.

 

  • Quarto passo: incentive o trabalho colaborativo

 

Mesmo dividindo e delegando as tarefas, é importante incentivar o trabalho colaborativa em sua empresa.

 

A produtividade cresce com o trabalho em equipe. Afinal, várias pessoas juntas pensam melhor do que uma sozinha, não é mesmo?

 

Hoje em dia, há várias ferramentas colaborativas online que favorecem o desenvolvimento do trabalho coletivo com o compartilhamento de arquivos em nuvens, tais como Google Drive, DropBox, OneDrive, entre outras.

 

  • Quinto passo: automatize processos

 

Se você chegou até aqui, você está preparado para ir além na gestão do seu tempo no trabalho para ser mais eficiente no seu negócio ao otimizar suas atividades.

Usar o recurso de automatização de processos, integrando diferentes ferramentas para que algumas tarefas sejam feitas automaticamente, portanto, é um dos segredos de otimização do tempo nas grandes empresas.

A automatização de processos traz uma série de vantagens, tais como:

  • Elimina o retrabalho: um vilão da gestão do tempo
  • Minimiza erros, evitando prejuízos financeiros
  • Fornece informações estratégicas para tomada de decisões
  • Aumenta a produtividade e a motivação da equipe que se concentra apenas em atividades importantes

A dica é estudar e pesquisar qual é a ferramenta mais adequada para automatizar alguns processos de acordo com o seu tipo de negócio.

 

Vantagens de parcerias para a gestão eficaz do tempo

Ter um parceiro de negócios é outra estratégia eficaz para a gestão eficiente do tempo no trabalho.

Com a soma de esforços, a produtividade das empresas envolvidas na parceria é otimizada, aproveitando melhor as oportunidades e os desafios.

As parcerias fortalecem as relações com clientes, uma vez que você passa a ter um suporte mais sustentável para crescer, além de materiais de divulgação e uma série de outros benefícios, dependendendo do tipo de parceria.

 

Vilões da eficiência: conheça e domine os ladrões do tempo

Agora que você já sabe como planejar estrategicamente seu dia a dia em 5 passos, vamos destacar quais são os principais sanguessugas, os ladrões do seu tempo no trabalho. Fuja deles imediatamente!

São eles:

  • Reuniões intermináveis e sem foco
  • Emails sem objetividade
  • Redes sociais dispersivas
  • Internet: é uma aliada (se usada de forma criteriosa), mas pode ser uma grande vilã se usada de forma não produtiva  
  • Celular: fuja das interrupções e distrações no ambiente de trabalho

Como você observou, parece simples, mas administrar o tempo no trabalho é um dos maiores desafios da gestão moderna devido à sobrecarga de informações e tarefas dos gestores de hoje.

 

Em ambientes corporativos acelerados, é fundamental que as atividades sejam realizadas de forma planejada e organizada para que os resultados apareçam.

 

Além disso, gerir bem o tempo é ganhar autonomia ao saber administrar a própria vida.

 

Se você é um gestor, portanto, é um exemplo para os seu colaboradores e você só terá sucesso com sua equipe se você for um modelo de gestão do seu próprio tempo no trabalho.

 

Que tal começar agora mesmo a ganhar mais tempo e produtividade?

 

Se você gostou das nossas dicas sobre como ser mais eficiente no seu negócio, continue acompanhando o blog da Concil Card e aprenda muito mais!

Conte para a gente nos comentários abaixo também como você faz a administração do tempo em sua empresa. Ou entre em contato conosco para trocarmos experiências sobre esse assunto. Você também pode ser um de nossos parceiros!

Nosso tempo vale ouro. Afinal, a Concil é hoje a maior empresa de conciliação do Brasil, com mais de 5000 clientes, processando mensalmente mais de 18 milhões de vendas.